Liberdade com Limite é respeitar as próprias escolhas e o limite dos outros.

No contexto social, é livre quem exerce sua liberdade até o limite da liberdade alheia.

A liberdade é um requisito indispensável para a obtenção de uma vida plena; mas esse sentimento de plenitude deve partir dos impulsos, desejos e crenças daqueles que desfrutam dessa liberdade.

Liberdade nos lembra independência, emancipação, autonomia. E também podemos senti-la como iniciativa, deliberação e ousadia! São várias as facetas e leituras que podemos fazer da palavra e do atributo liberdade. Podemos falar também de permissão, licença, autorização. São inúmeras as aplicações que podemos fazer do conceito de liberdade.

A liberdade sem limite torna-se anarquia. Embora o conceito tenha se transformado através dos anos, liberdade continua implicando em responsabilidade.

O conceito de liberdade sempre esteve ligado à ideia do livre-arbítrio. Isto é o poder de decidir sobre o próprio destino. Ser livre atualmente também significa poder desfrutar dos prazeres da vida e do corpo. Porém, não podemos ligar a liberdade à ausência de compromisso, à busca pela felicidade fugaz e temporária pois essa nos conduz ao vazio existencial.

A liberdade é entendida, nos dias atuais, na esfera individual e não coletiva. Valoriza-se o indivíduo e não mais o ser inserido na sociedade. Há uma ideia de que ser livre é poder agir para desfrutar de um prazer imediato. Isso se traduz no aparecimento de relações menos estáveis, tanto profissionais quanto pessoais.

liberdade2A liberdade continua restrita à necessidade de se adequar à vida em sociedade. Considerando que toda ação chama uma reação, fazer o que quer sem pensar nas consequências não torna ninguém mais livre nem garante a conquista da felicidade.

Você pode até falar o que quer para o outro, exercitando a sua liberdade de expressão. Porém, desta maneira, estará se tornando um prisioneiro da sua emoção, valorizando apenas o momento sem pesar e medir racionalmente o peso e as consequências do que foi dito.

 

Ana Rita de Macedo Moura
Revisitando Lugares e Emoções
www.educareencantar.com

 

LIMITE & LIBERDADE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *