ana

São basicamente três tipos de comportamento humano – passivo, agressivo e assertivo.

Vamos falar um pouco sobre cada um e peço a você que faça uma reflexão sobre sua conduta em várias situações para identificar melhor sua atuação no relacionamento interpessoal.
Separei também neste artigo um link do youtube que o ajudará a se identificar e a equilibrar sua conduta no dia a dia! Quanto mais nos conhecermos, mais será fácil equilibrar nossas emoções para uma vida mais saudável e feliz!

Iremos falar agora do comportamento passivo. O indivíduo passivo é aquele que aceita tudo calado, mesmo que não concorde. Sabe porquê? Porque não quer entrar em polêmica com ninguém – “ prefere dar uma boiada para não entrar na briga” – como diria nossos avós.

O indivíduo de comportamento passivo, geralmente tem uma autoestima baixa, não se sente amado e prefere “agradar” ao interlocutor para continuar sendo aceito em sua roda de amigos. Cala seus sentimentos para fazer parte da turma!

Porém, quando chega em casa, onde se sente amado e seguro, cospe marimbondo com a esposa filhos amigos verdadeiros. Quem o vê acha que tem duas personalidades. Uma no serviço ou socialmente, outra em família. É aquela pessoa que em família não deixa passar nada. E geralmente sofre de úlcera gástrica, de tanto engolir sapo!

O comportamento agressivo é aquele indivíduo que “não leva desaforo para casa” – toma lá, dá cá – reage a qualquer provocação ou frustração. Não admite um deslize do outro. Não tem flexibilidade de opinião. Está sempre em estado de alerta para pegar um “mal feito” do companheiro e criticá-lo. Está sempre estressado com a conduta alheia. Se sente perfeito em tudo e acusa o outro pelos erros.

Está propenso a um ataque cardíaco, pois usa e abusa de um coração acelerado!

E finalmente o comportamento assertivo se utiliza do bom senso, faz uso da combatividade, que é a energia agressiva com o propósito de transpor obstáculos, às vezes cala e aceita, mas também com o propósito de argumentar no momento adequado.

Age no momento certo com a pessoa certa buscando um equilíbrio na relação. Não deixa de pontuar os fatos, mas não acusa nem desmerece ninguém.
Ao conhecermos essas características e refletirmos sobre nossa conduta poderemos melhorar nossos relacionamentos!

Boa sorte!
Ana Rita de Macedo Moura
www.educareencantar.com
Agressivo, Passivo ou Assertivo? www.youtube.com/watch?v=rd1mCZVNnxE

Comportamento Humano
Tagged on:             

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *